USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 26 de junho de 2016

#Brasil

#Brasil


Maranhão muda agenda de novo e marca sessões para esta semana

Posted: 26 Jun 2016 08:12 PM PDT

Maranhão faz a ressalva, contudo, de que os deputados que faltarem não terão os dias descontados do salário no final do mês Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Após idas de vindas na definição da agenda da próxima semana na Câmara, o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), disparou um comunicado na manhã deste domingo (26) marcando sessões ordinárias para a próxima terça-feira (28), e quarta-feira (29). No aviso, encaminhado às lideranças partidárias e a integrantes da Mesa Diretora, Maranhão faz a ressalva, contudo, de que os deputados que faltarem não terão os dias descontados do salário no final do mês.

"Senhor (a) Deputado (a), comunico a Vossa Excelência que haverá sessões deliberativas ordinárias, sem efeito administrativo, nos dias 28 (terça-feira) e 29 (quarta-feira) de junho, às 14h. Ficam cancelados os comunicados anteriores referentes ao cronograma de sessões na semana compreendida entre os dias 27 de junho a 1º de julho", diz trecho do documento assinado por Maranhão.

Na véspera de disparar o comunicado, o presidente interino da Casa comunicou integrantes da Mesa Diretora que iria recuar da decisão inicial de cancelar todas as sessões da próxima semana, em decorrência dos festejos juninos. Pela determinação prévia do presidente interino, a próxima semana teria apenas sessões solenes, de debates e audiências públicas. Informalmente, o motivo do cancelamento das sessões se deve ao Dia de São Pedro (29 de junho).

Em depoimento, sócio da OAS deve relatar propina para assessor de Aécio Neves, diz jornal

O recuo foi comemorado por parte da cúpula da Câmara e por auxiliares do presidente em exercício, Michel Temer.

Operações da Odebrecht no País tinham nomes de 'Kibe' e 'Dragão'

"Fomos informados pela Secretaria-geral da Mesa. Maranhão recuou. Era um desgaste muito grande", considerou ao jornal O Estado de S. Paulo o primeiro secretário, Beto Mansur (PRB-SP).

Leia mais notícias de Brasil e Política

A decisão de Maranhão também foi comemorada pelo ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, responsável pela articulação do governo com o Congresso. "Prevalece o bom senso, e a decisão de a Câmara não trabalhar próxima semana é revista. Vamos votar o que interessa ao País. O Brasil agradece", postou ministro em seu perfil no Twitter.

Papa diz que Igreja deve pedir perdão a gays por tratamento no passado

Posted: 26 Jun 2016 02:18 PM PDT

Por Philip Pullella

(Reuters) - O papa Francisco disse neste domingo que os cristãos e a Igreja Católica Romana devem procurar o perdão de homossexuais pela forma como eles foram tratados.

Falando a jornalistas a bordo do avião que o levava da Armênia para Roma, ele também disse que a Igreja deve pedir perdão pela forma como tratou as mulheres, por fazer vista grossa ao trabalho infantil e pela "benção a tantas armas" no passado.

Na conversa espontânea de uma hora de duração, que se tornou uma marca registrada de suas viagens internacionais, Francisco foi questionado se concordava com os recentes comentários de um cardeal alemão de que a Igreja deveria pedir desculpas aos gays.

Francis parecia triste quando questionado por um repórter se o pedido teria sido mais urgente devido à morte de 49 pessoas em uma boate gay em Orlando, na Flórida, neste mês.

Ele lembrou os ensinamentos da Igreja em que os homossexuais "não devem ser discriminados. Eles devem ser respeitados, acompanhados pastoralmente." E acrescentou: "Acho que a Igreja não deve apenas pedir desculpas ... a uma pessoa gay a quem ofendeu, mas também deve pedir desculpas aos pobres, bem como às mulheres que foram exploradas, às crianças que foram exploradas por trabalho (forçado). Deve pedir desculpas por ter abençoado tantas armas ".

Partido Popular vence eleição na Espanha e chega a 136 assentos, mostra resultado parcial

Posted: 26 Jun 2016 02:08 PM PDT

O Partido Popular, do primeiro-ministro Mariano Rajoy, venceu as eleições da Espanha neste domingo (26) ao subir para 136 assentos sua presença no Parlamento, contra os 123 que haviam sido obtidos em dezembro.

Todos os outros partidos diminuíram ou ficaram estáveis, mostraram dados preliminares com 90% dos votos apurados.

O Partido Socialista, de esquerda, está conseguindo 86 assentos, abaixo dos 90 de dezembro, enquanto a aliança liderada pelo anti-austeridade Podemos permanece estável com 71 assentos.

O Partido liberal Ciudadanos estaria reduzindo sua bancada para 32 assentos, ante os 40 do fim do ano passado.

 

Itália prende o segundo chefe da máfia mais procurado

Posted: 26 Jun 2016 01:19 PM PDT

MILÃO (Reuters) - O segundo mafioso mais procurado da Itália, Ernesto Fazzalari, foi preso neste domingo pela polícia, após quase duas décadas de buscas.

Fazzalari, da notória 'Ndrangheta, a organização criminal da Calábria mais rica e poderosa da Itália, estava foragido desde junho de 1996.

Ele era o segundo chefe da máfia mais procurado do país em termos de influência e perigo para a sociedade, depois de Matteo Messina Denaro, da máfia siciliana Cosa Nostra, disse um comunicado da polícia.

Fazzalari, de 46 anos, enfrenta uma sentença de prisão perpétua, julgado à revelia e considerado culpado de assassinato, crimes da máfia, tráfico de drogas, roubo e posse ilegal de armas.

(Reportagem de Giulia Segreti)

Alemanha vence a Eslováquia por 3 X 0 e avança para as quartas de final

Posted: 26 Jun 2016 12:49 PM PDT

LILLE, França (Reuters) - A Alemanha bateu a Eslováquia por 3 X 0, com gols de Jerome Boateng, Mario Gomez e Julian Draxler neste domingo, seguindo para as quartas de final da Eurocopa 2016 e confirmando sua condição de favorita com um brilhante desempenho.

O zagueiro Boateng, jogando após sofrer uma lesão, aproveitou uma chance no oitavo minuto de jogo para marcar seu primeiro gol internacional, na partida dominada desde o início pelos campeões mundiais.

Os alemães, que enfrentam a Espanha ou Itália, viram um pênalti fraco de Mesut Ozil, mas, a dois minutos do intervalo, Gomez não havia cometido nenhum erro ao retomar a bola após um corte perfeito de Julian Draxler.

Draxler, saiu driblando pela esquerda com muito mais espaço para o terceiro gol, a Alemanha segue intacta para as quartas de finais.

Confortável com qualquer um dos pés, o atacante utilizou sua velocidade e inteligência para um bom efeito, ajudando sua equipe alfinetar os eslovacos em seu próprio meio durante grande parte do jogo.

Boateng abriu o placar com um voleio desviado seguido de um escanteio e correu para comemorar com o médico da seleção Hans-Wilhelm Mueller-Wohlfahrt, que o ajudou a recuperar de uma lesão muscular sustentada em seu último jogo com grupo contra a Irlanda do Norte.

(Por Philip O'Connor)

Itália resgata mais de 3 mil imigrantes no Mediterrâneo no fim de semana

Posted: 26 Jun 2016 10:57 AM PDT

MILÃO (Reuters) - Navios da Marinha e da Guarda Costeira da Itália resgataram cerca de 3,3 mil migrantes em 26 operações separadas no Mediterrâneo no fim de semana, disse à Reuters no domingo um porta-voz da Marinha italiana.

As pessoas foram retiradas de 25 botes e um barco, ao norte da costa da Líbia, disse a Guarda Costeira italiana, em comunicado.

O porta-voz da Marinha disse que um adulto foi encontrado morto e que quatro migrante feridos foram transportados de helicóptero para o hospital mais próximo, na ilha de Lampedusa.

A Itália esta na linha de frente da mais aguda crise migratória na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, com poucos sinais de qualquer desaceleração no fluxo de pessoas provenientes do Norte da África.

(Reportagem de Giulia Segreti)

Gols de Griezmann classificam a França para as quartas de final da Eurocopa

Posted: 26 Jun 2016 10:06 AM PDT

Por John Geddie

LYON, França (Reuters) - A anfitriã da Eurocopa 2016, a França, venceu a Irlanda  por 2 X 1 e se classificou de virada para as quartas de finais com dois gols de Antoine Griezmann no segundo tempo no Parc OL neste domingo.

Uma substituição tática do técnico Didier Deschamps durante o intervalo revitalizou o time francês, que se esforçou desde o início da partida, logo após o pênalti de Robbie Brady no segundo minuto, o gol mais rápido no campeonato.

A França deverá enfrentar a Inglaterra ou a Islândia no próximo domingo no Stade de France.

"Temos dificuldades de entrar nas partidas e vimos isso hoje novamente, e é algo que temos de trabalhar", disse Griezmann.

Esse foi o pior início de partida para os anfitriões, quando o meia Paul Pogba atingiu o irlandês Shane Long na grande área, permitindo Brady a chance de chutar o pênalti que resultou no placar de 1 X 0 no segundo minuto de jogo.

Após o intervalo, Deschamps mudou o jogo trazendo Kingsley Coman para segurar o meia N'Golo Kante, movendo Pogba para o meio e Griezmann em um papel mais central atrás do atacante Olivier Giroud.

A estratégia pagou imediatamente os dividendos da França, cansando o time irlandês. Após 58 minutos de jogo, Griezmann empatou com um cruzamento de Bacary Sagna e, três minutos depois, disparou sua equipe na frente.

Ainda faltando ajustes, Velódromo Olímpico do Rio é entregue

Posted: 26 Jun 2016 09:55 AM PDT

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Ainda inacabado e faltando ajustes, o Velódromo Olímpico foi entregue nesse domingo ao Comitê Rio 2016, faltando poucos dias para as Olimpíadas.

Panos coloridos foram usados para esconder áreas ainda em obras e que faltam ser finalizadas.

Segundo representantes da organização, ainda precisam ser finalizados itens como instalações temporárias , decoração e outros.

Operários também trabalharam intensamente nas últimas horas  no acabamento da fachada do velódromo a tempo do evento desse domingo. Isso teria adiado a entrega das chaves do Velódromo de sábado para domingo.

Na parte interna, pista e refrigeração são consideradas acabadas e atletas estiveram no local nesse fim de semana testando o  chamado "campo de jogo".

As obras do Velódromo devem continuar nos próximos dias e só devem ser completamente finalizadas em cima da hora.

O Velódromo Olimpico é a arena esportiva mais atrasada dos Jogos.

A empresa que venceu a licitação apresentou problemas financeiros e a prefeitura interveio para que uma terceira construtora fosse subcontratada.

Como os problemas continuaram , a subcontratada assumiu a obra recentemente. Um evento teste chegou a ser marcado e reprogramado para a arena, mas diante do atraso teve de ser cancelado.Atletas nacionais e estrangeiros foram convidados para um teste de pista nesse fim de semana. A pessoas próximas, o prefeito Eduardo Paes tem dito que o Velódromo o fez " perder o discurso" de que todas as obras seriam entregues no prazo e no custo.

"Não dá para dizer que o Velodromo dentro do prazo, mas como digo nas demais obras, está dentro do custo,", disse Paes a jornalistas.

O custo do velódromo olímpico é de quase 150 milhões de reais, bancados por verbas federais.

Outra questão na preparação final para os Jogos é a obra de expansão do metrô até a Barra da Tijuca.

A obra de responsabilidade do Estado está atrasada e depende de cerca de 1 bilhão de reais para ser finalizada. A previsão é que ela fique pronta em 1 de agosto e a expectativa é que a linha 4 opere com carga reduzida nas Olimpíadas.

Um plano B está montado com BRTs, caso a linha 4 nao fique pronta a tempo dos Jogos, que começam em 5 de agosto.

(Por Rodrigo Viga Gaier; edição de Leonardo Goy)

Em depoimento, sócio da OAS deve relatar propina para assessor de Aécio Neves, diz jornal

Posted: 26 Jun 2016 09:12 AM PDT

Ex-presidente e sócio da OAS, Léo Pinheiro, estaria colaborando com as investigações da Operação Lava Jato 15.05.2015/RAFAEL ARBEX/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-presidente e sócio da OAS, Léo Pinheiro, deve relatar que assessores do senador Aécio Neves (PSDB) receberam suborno durante a construção da Cidade Administrativa em Minas Gerais quanto o tucano ainda era governador. 

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Léo Pinheiro teria documentos de que a obra — a mais cara da gestão de Aécio Neves quando governador de Minas Gerais — fez parte de um esquema de propina organizado junto aos auxiliares do senador tucano. 

Conforme relatado, a OAS teria pago 3% do valor da obra em propinas para Oswaldo Borges da Costa Filho, assessor de Aécio Neves.

Delator da Lava Jato diz que 28 firmas de paraísos fiscais receberam R$ 455 milhões da Odebrecht

Operações da Odebrecht no País tinham nomes de 'Kibe' e 'Dragão'

Segundo informações de outros tucanos, Oswaldo trabalharia como um tesoureiro informal do partido. Ele também é contraparente de Aécio pois é casado com a filha do padrasto do senador, o banqueiro Gilberto Faria (1922-2008).

Léo Pinheiro ainda não teria assinado o acordo com a justiça brasileira para delatar o esquema que também está sendo investigado pela força-tarefa da Operação Lava Jato. 

Ainda conforme publicado no jornal, o senador mineiro, Aécio Neves, negou veementemente a acusação. 

A Cidade Administrativa é um complexo inaugurado em 2010 para abrigar cerca de 20 mil funcionários públicos estaduais de Minas Gerais. A obra foi orçada em R$ 949 milhões de reias mas acabou custando R$ 1,26 bilhão. Entretanto, o gasto total de investimento no complexo chega a R$ 2,1 bilhões. 

Odebrecht diz que Sérgio Cabral recebeu propina de obras do metrô e da reforma do Maracanã

Panamá inaugura extensão do canal com pouca presença de chefes de Estado

Posted: 26 Jun 2016 08:38 AM PDT

CIDADE DO PANAMÁ (Reuters) - O Panamá abriu neste domingo, após longo atraso, a expansão do seu canal de navegação com apenas uma dúzia dos 70 chefes de Estado convidados para ver a estreia do terceiro conjunto de eclusas.

Analistas disseram que o evento pode te sido afetado pelo escândalo que ficou conhecido como "Panama papers", em que milhões de documentos vazarem do escritório de advocacia Mossack Fonseca, revelando como algumas das pessoas mais ricas do mundo usaram empresas offshore para evitar impostos e lavar dinheiro.

O ministério das Relações Exteriores do Panamá disseram que o evento foi um sucesso diplomático, com representantes de quase todos os países convidados, incluindo China, Japão, Peru, Coreia do Sul, Colômbia e México, além da presença de representantes das principais empresas de navegação e de milhares de panamenhos.

O consórcio liderado pela espanhola Sacyr e a italiana Salini Impreglio ficou a cargo do projeto de 5,4 bilhões de dólares que vai triplicar a capacidade do canal, que agora pode dar conta de 98 por cento do transporte naval global.

(Reportagem de Enrique Pretel e Elida Moreno)

Londres deve rever consequências de saída da UE, não a decisão, diz chefe de gabinete de Merkel

Posted: 26 Jun 2016 07:46 AM PDT

SÃO PAULO (Reuters) - Os políticos britânicos devem ter tempo para rever as consequências de deixar a União Europeia (UE), disse neste domingo o chefe de gabinete da chanceler alemã Angela Merkel, Peter Altmaier, ressaltando que isso não significa que eles devem repensar a decisão da saída em si.

"Os políticos em Londres devem ter o tempo para reconsiderar as consequências da decisão da saída, mas com isso eu enfaticamente não me refiro à decisão da saída em si", disse Altmaier à Reuters.

(Por Andreas Rinke)

Saída britânica da UE pode significar desintegração da UE ou do Reino Unido, diz Roubini

Posted: 26 Jun 2016 06:54 AM PDT

TIANJIN, China (Reuters) - A decisão britânica de deixar a União Europeia (UE) pode ser o começo da desintegração do bloco de países ou do Reino Unido, disse neste domingo o economista Nouriel Roubini.

No entanto, as pessoas não esperam uma recessão ou crise financeira após a votação pela saída, disse Roubini, falando no Fórum Econômico Mundial, na cidade de Tianjin, na China.

(Por Elias Glenn)

Político de extrema direita da Áustria alerta sobre referendo por saída da UE dentro de um ano

Posted: 26 Jun 2016 05:42 AM PDT

VIENA (Reuters) - A União Europeia (UE) deve evitar qualquer movimento em direção à "centralização" política ou então a Áustria poderia realizar um referendo sobre a adesão ao bloco dentro de um ano, disse o candidato de extrema-direita, Norbert Hofer, que quase ganhou a eleição presidencial do país.

Hofer do Partido da Liberdade, contrário à imigração, por pouco não conseguiu se tornar o primeiro chefe de estado de extrema direita da UE na eleição presidencial do mês passado. O seu partido tem, no entanto, contestado esse resultado e uma decisão está pendente.

A votação britânica por deixar a UE tem encorajado partidos populistas anti-UE em todo o continente, incluindo o Partido da Liberdade e a Frente Nacional da França, que pediu na sexta-feira por um referendo pela saída francesa do bloco.

O líder do austríaco Partido da Liberdade Heinz-Christian Strache assumiu uma postura um pouco mais cautelosa, dizendo apenas que um referendo na Áustria sobre o assunto poderia se tornar um objetivo do partido no futuro. No entanto, Hofer foi mais longe em uma entrevista publicada neste domingo.

"Se um curso for definido dentro de um ano ainda mais para a centralização em vez de levar em consideração os valores fundamentais (da UE), então devemos perguntar se os austríacos querem ser membros", disse ele ao jornal Österreich.

Hofer e seus aliados acreditam que o bloco deveria ser baseado em união econômica e não política.

"Os pais fundadores (da UE) queriam assegurar uma cooperação econômica mais estreita porque os Estados que cooperam economicamente não se empenham em guerra uns contra os outros", disse ele. "Isso funcionou muito bem até que a união política foi fundada."

(Por Francois Murphy)

Chefe de gabinete de Merkel diz que Londres deveria poder repensar saída da UE

Posted: 26 Jun 2016 05:15 AM PDT

BERLIM (Reuters) - O chefe de gabinete da chanceler alemã, Angela Merkel, disse que os políticos em Londres devem poder ter a chance de pensar novamente sobre as consequências de sair da União Europeia (UE).

"Os políticos em Londres deveriam ter a possibilidade de reconsiderar as consequências de uma saída", disse o chefe de gabinete de Merkel, Peter Altmaier, segundo informou a rede de jornais RND no domingo.

Se o Reino Unido realmente sair da UE, isso seria "um divisor de águas difícil com muitas consequências", disse Altmaier, segundo a RND. O Reino Unido poderia candidatar-se para se juntar à UE depois, "mas isso levaria um longo tempo".

(Por Paul Carrel)